BLEVE – Explosões de garrafas de gás GLP-propano – explosões de cilindros de GLP

0 28

Um BLEVE – Explosão de Vapor em Expansão de Líquido em ebulição – é uma explosão de gás causada quando o conteúdo líquido ferve e a pressão se acumula rompendo um vaso de contenção pressurizado. Um BLEVE acontece porque a pressão excede a pressão de projeto da embarcação, resultando em uma falha catastrófica e explosão. Uma explosão BLEVE não envolve necessariamente fogo, um ótimo exemplo disso é uma explosão de caldeira de vapor.

O gás BLEVE pode ser qualquer coisa, desde GLP-propano até gás de solda acetileno, até o vapor em uma caldeira de vapor.

O elemento comum de um BLEVE é tipicamente um vaso de aço que se rompe quando o conteúdo ferve e a pressão aumenta além dos limites de contenção do vaso. Um BLEVE é muito diferente de uma explosão de vazamento de gás GLP, onde o vazamento de gás se acumula em um espaço fechado, combinado com uma fonte de ignição.

BLEVE – Explosão de Vapor em Líquido em Ebulição

BLEVE de uma explosão do tanque de gás Uma explosão de tanque de GLP às vezes é chamada de BLEVE. BLEVE é a sigla abreviatura de Boiling Liquid Expanding Vapour Explosion.

Se uma garrafa ou recipiente de gás pressurizado se romper quando o conteúdo estiver acima de seu ponto de ebulição, ele será chamado de BLEVE.

Garrafas e tanques de GLP (propano) raramente BLEVE por causa da Válvula de Alívio de Pressão que libera o excesso de pressão, evitando uma ruptura.

Um grande BLEVE é tipicamente em um local comercial ou industrial, onde existem grandes vasos de armazenamento.

A anatomia de um BLEVE – O que causa um BLEVE ou Explosion

Um BLEVE é causado por um acúmulo de pressão que excede a força das paredes do vaso de aço e faz com que ele se rompa com força semelhante a uma bomba. O gás que escapa rapidamente se expande, com força explosiva, da ruptura e pode ou não envolver fogo.

Por exemplo, se o BLEVE fosse causado por vapor, o vapor não pegaria fogo, mesmo que explodisse violentamente.

Por outro lado, um combustível de hidrocarboneto, como o GLP (propano), se expandia rapidamente e normalmente encontrava uma fonte de ignição, causando uma bola de fogo incendiária.

Válvula de alívio de pressão para os tanques de propano LPG evita explosões de BLEVE

Válvula de alívio de pressão para tanques e cilindros de propano GLP Indiscutivelmente, a característica de segurança mais importante de uma garrafa de gás ou tanque de propano é a válvula de alívio de pressão. Na verdade, é uma válvula de segurança dentro de uma válvula. A válvula de alívio de pressão é incorporada na válvula de gás principal da garrafa de gás (tanque de propano), conforme mostrado na figura ao lado.

Se a pressão do gás dentro da garrafa aumentar, como resultado de um incêndio ou outra fonte de calor, a válvula de alívio de pressão libera parte do gás do tanque de propano para aliviar a pressão.

Nenhuma acumulação de pressão significa que não há risco de explosão de um tanque BLEVE ou LPG.

Caldeiras a vapor também têm válvulas de alívio de pressão exatamente pelo mesmo motivo. A única diferença é que é independente de qualquer outra válvula,

Garrafas de gás existem há cerca de 100 anos.

Durante esse período, a indústria do gás teve muito tempo para aperfeiçoar os recursos de segurança das garrafas e válvulas de gás.

um” epis> de MythBusters , eles tentaram ver se uma garrafa de gás para churrasco se transformaria em um foguete explodindo quando colocada em um incêndio.

Eles colocaram a garrafa no meio de um fogo furioso, incendiaram o prédio de demonstração.

Depois que acabou, a garrafa de gás ainda estava lá, parecendo quase nova.

Só provou que a válvula de alívio de pressão funcionou perfeitamente.

Prevenção de BLEVE

Além das válvulas de alívio de pressão, há várias outras maneiras de ajudar a evitar os BLEVEs. O enterramento de tanques de GLP-propano e sistemas de refrigeração de dilúvio são dois dos mais comuns e ambos se concentram em manter o recipiente de contenção protegido de fontes externas de calor.

Enterrar um tanque de propano LPG no subsolo para evitar que um BLEVE proteja o tanque de fontes externas de calor, como incêndios em prédios adjacentes. Se você tem vários tanques, também ajuda a evitar qualquer tipo de reação em cadeia.

Os sistemas de dilúvio são sistemas de água, semelhantes aos sistemas de sprinklers, mas em uma escala muito maior e com um alto volume de água. Os sistemas de dilúvio evitam os BLEVEs, mantendo o vaso frio e evitando qualquer incêndio nas áreas próximas.

Uma Explosão de GLP é Raramente uma Explosão de Cilindro de Gás – Explosão de Vazamento de Gás GPL

BLEVE de explodir propano

Uma explosão de GLP é quase sempre causada pelo acúmulo de vazamento de gás em um espaço fechado combinado com uma fonte de ignição, não uma explosão de tanque de GLP. O vazamento pode ser do aparelho a gás ou outra fonte que não envolva a garrafa. Em muitos casos, quando ocorre uma explosão de vazamento de gás GLP, as garrafas de gás não estão envolvidas.

Os tanques de GLP quase nunca explodem por causa da válvula de alívio de pressão embutida.

Muitas explosões de vazamento de gás são causadas por gás natural (gás canalizado) e não por gás engarrafado.

O gás envolvido em uma explosão de vazamento de gás também pode ser gás de solda ou outro gás não GLP.

Deve haver uma fonte de ignição para que uma explosão de vazamento de gás ocorra.

Incidentes de comerciantes com outros gases

Explosões envolvendo comerciantes são tipicamente relacionados a gases de soldagem.

O gás acetileno usado na soldagem de oxi acetileno, que é muito volátil, é freqüentemente o culpado.

As imagens de um caminhão de canalizador completamente destruído são quase certamente relacionadas ao acetileno.

Explosão de gás acetileno

A foto acima é o resultado de uma explosão de acetileno na van de uma tradie.

No entanto, a mídia acaba de relatar “explosão de garrafa de gás” sem especificar o gás.

O resultado é que muitas pessoas falsamente assumem que foi uma explosão de tanque de GLP.

BLEVE da explosão de gás

Pensamentos finais

Embora inquestionavelmente espetacular, felizmente os BLEVEs são bastante raros.

As embarcações de armazenamento são projetadas com vários dispositivos de segurança, incluindo válvulas de alívio de pressão, sistemas de dilúvio que despejam água na embarcação para mantê-la fria e enterrar os vasos no subsolo.

Assim, o perigo de ser afetado por um BLEVE é muito menos do que ser atingido por um raio.

Leave A Reply

Your email address will not be published.